Paraíba entra em estado de alerta para gripe aviária, mas não há casos registrados no estado

A Paraíba está em estado de alerta para a gripe aviária, assim como todos os estados do Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), após o primeiro caso da doença ser registrado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao programa Hora H, da Rádio POP FM e Rede Mais Rádios, a gerente executiva da Sedap, Girlene Alencar, afirmou que, até o momento, não há registros e nem suspeitas da doença na Paraíba. Ela explicou que o estado segue um rigoroso plano de vigilância, em alinhamento com o Ministério da Agricultura.

“Aqui na Paraíba, junto com os outros estados da Federação, em consonância com o Ministério da Agricultura, nós fazemos parte do Programa Nacional de Sanidade Avícola, que, dentre todas as doenças que são monitoradas, tem o controle oficial da influenza aviária. A gente vem acompanhando esses casos lá no Rio Grande do Sul, que são os únicos confirmados até agora, e seguimos em estado de alerta, como todos os estados da Federação”, explicou.

O Paraíba Atualiza apurou que, desde o ano passado, a Sedap realiza coletas de material biológico em aves de várias regiões do estado, com envio para análise em laboratórios do Ministério da Agricultura. A medida faz parte das ações de prevenção e monitoramento da doença.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico é jornalista formado pela UFPB, com ampla experiência em assessoria parlamentar e institucional. Fundador do portal Paraíba Atualiza, dedica-se à comunicação regional com foco em credibilidade e informação de qualidade.