O juiz da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet, fez um alerta preocupante nesta terça-feira (20) durante entrevista ao programa Arapuan Verdade. Segundo ele, crianças estão sendo alugadas por adultos em João Pessoa para sensibilizar pessoas em supermercados e outros locais públicos e, assim, facilitar a prática de pedidos de esmolas.
O Paraíba Atualiza verificou que, de acordo com o juiz, há registros de crianças sendo alugadas por R$ 50 para adultos utilizarem em abordagens nas filas de supermercados. “Colocam a criança no braço, pedem leite, fraldas e outros produtos, e depois esses itens são vendidos ou trocados por drogas”, relatou Lacet.
O magistrado revelou que tomou conhecimento da situação ao ser abordado por um homem com uma criança, que pediu um pacote de fraldas. Sensibilizado, o juiz atendeu ao pedido, mas foi alertado por uma funcionária de que o homem trocaria o item por drogas. A partir desse caso, a equipe da Infância e Juventude iniciou uma investigação.
A operação ocorreu no estacionamento de uma grande rede de supermercados da cidade. Em ação conjunta com o Conselho Tutelar, os agentes ficaram de campana e conseguiram identificar a prática. As crianças envolvidas foram recolhidas e, segundo Lacet, algumas delas permanecem em acolhimento enquanto os responsáveis estão sendo identificados.
O juiz orienta a população a denunciar situações semelhantes imediatamente ao Conselho Tutelar, que é o órgão responsável por acolher as crianças e acionar a Justiça da Infância e Juventude. Em casos flagrantes, a Polícia Militar pode agir, mas deve entregar a criança ao Conselho para os devidos encaminhamentos legais.