Prefeitura de Conde culpa Ministério da Saúde e Estado pela falta de insulina Humana Regular e NPH nas farmácias municipais

A falta de insulina Humana Regular e NPH nas farmácias públicas de Conde gerou um verdadeiro caos para os pacientes diabéticos da cidade. A Prefeitura de Conde, em comunicado oficial, jogou a responsabilidade pela escassez nos ombros do Ministério da Saúde e do Governo do Estado da Paraíba, alegando que o abastecimento desses medicamentos é de responsabilidade federal e estadual, respectivamente.

De acordo com a Prefeitura, após a compra feita pelo Ministério da Saúde, os medicamentos são enviados para os estados, que devem distribuí-los aos municípios. No entanto, a situação tem sido crítica, com o estado da Paraíba enfrentando dificuldades no abastecimento de insulinas nos últimos meses, segundo a Nota Técnica Conjunta 01/2025, emitida pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

A gestão de Conde, que agora vê seus moradores em situação de risco, acusa o Estado pela falha na distribuição e não esconde a frustração com a demora para regularizar a situação. A Prefeitura ainda informou que está aguardando providências do Governo Estadual para normalizar o abastecimento nas farmácias municipais, enquanto os pacientes seguem sem o tratamento necessário.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Redação PB Atualiza

Redação PB Atualiza

Paraíba Atualiza é um portal dedicado a fornecer informações com rapidez e credibilidade. Comprometido em manter o público atualizado, o veículo busca oferecer notícias relevantes e precisas, refletindo o compromisso do portal com o jornalismo de qualidade.