A Prefeitura de João Pessoa abriu inscrições para a seleção de alfabetizadores populares voluntários e tradutores-intérpretes de Libras no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC). O Paraíba Atualiza apurou que as inscrições seguem até o dia 10 de março e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Inscrição aqui: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/selecao_eja/pba/
Estão sendo disponibilizadas 50 vagas iniciais para alfabetizadores populares voluntários e 10 vagas para tradutores-intérpretes de Libras, que formarão um quadro de reserva. Do total de vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
Critérios para inscrição
Para participar, os interessados devem preencher um formulário online e atender aos seguintes requisitos:
• Ser brasileiro;
• Ter no mínimo 18 anos;
• Possuir formação em ensino médio na modalidade Normal (Magistério), estar cursando a partir do 5º período de Pedagogia ou possuir licenciatura completa em qualquer área do conhecimento;
• Ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuar como alfabetizador popular voluntário.
Os alfabetizadores com turma ativa e em efetivo exercício, assim como os tradutores-intérpretes de Libras que estiverem desempenhando suas funções nas turmas ativas, receberão uma bolsa no valor de R$ 1.200, paga pelo Governo Federal.
A divulgação do período de entrevistas está prevista para o dia 17 de março.
Função do alfabetizador popular voluntário
O Paraíba Atualiza verificou que uma das principais atribuições dos alfabetizadores será localizar, mobilizar, identificar e cadastrar pelo menos 15 jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não tenham domínio da leitura, escrita e letramento matemático, formando assim turmas de alfabetização.
Acesse aqui o edital com detalhes da seleção.