O UNIESP Centro Universitário anunciou a abertura de inscrições para uma nova turma da sua pós-graduação em Doenças Raras, a primeira e única especialização do país voltada exclusivamente para essa área. O curso busca capacitar profissionais da saúde para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos.
O Paraíba Atualiza apurou que existem mais de 7 mil doenças raras no mundo, sendo aproximadamente 80% de origem genética e 20% causadas por fatores ambientais ou imunológicos. Entre as mais conhecidas estão Fibrose Cística, Esclerose Lateral Amiotrófica e Síndrome de Guillain-Barré.
A coordenadora da pós-graduação, Prof. Jeane Freire, explicou que a baixa frequência dessas doenças na população dificulta o diagnóstico e o tratamento, tornando essencial a capacitação de profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. “Nosso objetivo é facilitar a compreensão desses profissionais sobre as doenças raras, possibilitando um tratamento individualizado e focado na qualidade de vida dos pacientes”, destacou.
O Paraíba Atualiza verificou que, com o aumento de centros de referência em doenças raras no país, a demanda por profissionais qualificados tem crescido. Um desses centros é o Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras de João Pessoa, que recebe pacientes com diferentes condições raras e necessita de especialistas preparados para atuar na área.
A pós-graduação tem duração de oito meses, com aulas quinzenais, às sextas-feiras (18h às 22h) e aos sábados (08h às 18h). As inscrições podem ser feitas pelo link https://uniespinscricao.crmeducacional.com/login/7. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail posgraduacao@iesp.edu.br ou pelos telefones (83) 2106-3846 / (83) 98862-1700.