Asteroide tem risco de colisão com a Terra em 2032, alertam cientistas

As chances de um asteroide atingir a Terra em 2032 aumentaram, segundo cientistas. A NASA atualizou a estimativa de risco de impacto do asteroide 2024 YR4 para 2,6%, o que equivale a uma chance em 38 – o maior índice já registrado para um objeto desse tipo.

Descoberto em dezembro de 2024, o asteroide tem sido monitorado de perto por telescópios ao redor do mundo. Com um diâmetro estimado entre 40 e 90 metros, caso atinja a Terra, pode liberar uma energia equivalente a 7,7 megatoneladas de TNT, o suficiente para destruir uma cidade inteira.

Desde sua descoberta, a probabilidade de colisão vem sendo revisada para valores cada vez maiores. Inicialmente, era de 1 em 83, depois 1 em 67, 1 em 53, 1 em 43 e agora 1 em 38. A Agência Espacial Europeia (ESA) também monitora o asteroide e estima a chance de impacto em 2,41%.

Monitoramento e possíveis impactos

Em abril deste ano, o 2024 YR4 passará por trás do Sol e ficará temporariamente invisível para a maioria dos telescópios terrestres. No entanto, novas observações são esperadas a partir de 2028, quando ele reaparecer no campo de visão dos astrônomos.

Especialistas avaliam que o impacto do asteroide dependerá de sua composição. Caso seja predominantemente rochoso, há chances de que ele se desintegre ao entrar na atmosfera. Porém, se for rico em ferro, pode representar um perigo ainda maior. Cientistas esperam que o Telescópio Espacial James Webb ajude a obter mais informações sobre a estrutura do objeto nos próximos meses.

Se o 2024 YR4 realmente colidir com a Terra, a área de impacto pode estar dentro de uma região que inclui Índia, Paquistão, Bangladesh, Etiópia, Sudão, Nigéria, Venezuela, Colômbia e Equador. O monitoramento continua, e cientistas não descartam a possibilidade de uma futura intervenção para evitar a colisão.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Redação PB Atualiza

Redação PB Atualiza

Paraíba Atualiza é um portal dedicado a fornecer informações com rapidez e credibilidade. Comprometido em manter o público atualizado, o veículo busca oferecer notícias relevantes e precisas, refletindo o compromisso do portal com o jornalismo de qualidade.