Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa prevê a criação de cemitérios públicos para cães e gatos de pequeno e médio porte na capital paraibana. A proposta, de autoria do vereador Fábio Lopes (PL), tem como objetivo oferecer um local adequado para o sepultamento dos animais, garantindo dignidade aos tutores e promovendo cuidados ambientais.
“O cemitério PET oferecerá um espaço onde os tutores poderão velar e enterrar com dignidade e carinho, haja vista que nossa sociedade, com o passar dos anos, compreendeu a real importância dos animais domésticos em nosso seio. Com isso, temos de considerar acima de tudo o aspecto da saúde pública e ambiental”, justificou o parlamentar.
Segundo o texto do projeto, a Prefeitura de João Pessoa deverá instalar o equipamento no Parque Arruda Câmara (Bica) ou em outro local previamente definido. A escolha da Bica, segundo Fábio Lopes, se dá pela disponibilidade de espaço e pela vocação ambiental do local.
“A eleição do Parque Arruda Câmara (Bica) como local indicado para criação do cemitério PET tem como fundamento a questão ambiental e a disponibilidade de um espaço seguro para realização do serviço. Além disso, já é um local destinado a animais em nosso município”, argumentou.
O projeto também prevê que o serviço gere uma fonte de receita para o município, já que os custos do sepultamento serão cobrados dos tutores que não comprovarem hipossuficiência financeira. Dessa forma, o serviço público não será onerado com a despesa.
A proposta segue em tramitação na Câmara Municipal e ainda passará por votação para definir sua aprovação.