Quem frequenta os supermercados da Paraíba tem sentido no bolso a alta no preço dos ovos de galinha. Nas últimas semanas, a bandeja do produto já é encontrada por até R$ 22 e deve continuar subindo, segundo estimativas da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB).
Em entrevista ao Portal MaisPB, o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, explicou que o aumento está sendo impulsionado pela alta dos combustíveis, que eleva os custos do transporte, e pelo crescimento das exportações, que reduz a oferta do produto no mercado interno.
“O preço está subindo toda semana. Toda semana tem reajuste quando a indústria passa a tabela para os supermercados. E a tendência é essa”, afirmou.
O aumento no valor dos ovos não é um fenômeno exclusivo da Paraíba. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, os preços atingiram patamares recordes em várias partes do Brasil, chegando a subir até 40% em algumas regiões.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) também aponta que a alta demanda e a oferta reduzida têm pressionado os preços desde a segunda quinzena de janeiro. Com a chegada do período da Quaresma, a procura pelo produto deve crescer ainda mais, agravando a situação.
“As empresas iniciaram o abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos de preços preocupam os supermercados. Além disso, o consumidor também tem recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas”, destacou Marcio Milan, vice-presidente da Abras, em nota.
Diante desse cenário, o consumidor paraibano deve se preparar para novos reajustes no preço dos ovos nas próximas semanas.