O Ministério Público da Paraíba, através da promotora de Justiça Márcia Betânia Casado e Silva Vieira, determinou a instauração de um Procedimento Administrativo para acompanhar as possíveis irregularidades que impediram três eleitores de votarem no 1º turno das eleições municipais em Santa Rita, na Grande João Pessoa.
De acordo com o Procedimento Administrativo nº 001.2024.028639, os eleitores José Felix de Oliveira, Lucas Antônio Pessoa e Erinalva Gomes do Nascimento, de seções eleitorais localizadas em diferentes escolas do município, relataram ter sido impedidos de votar. Em todas as situações, a justificativa dada pelo sistema eleitoral foi que eles “já teriam votado”, embora os eleitores afirmem que não realizaram o voto.
Os casos ocorreram nas seções 139, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Bezerra Cabral; seção 48, na Escola Estadual Cidadã Integral Enéas Carvalho; e seção 307, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Forte Velho.
O Ministério Público não forneceu mais detalhes sobre o andamento das investigações, mas o acompanhamento do caso continuará para verificar as causas dessas falhas no processo eleitoral.