Outubro terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 e cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, o nível mais caro do sistema, com uma cobrança adicional de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Esta é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada.

Entre os fatores que levaram à decisão, destaca-se o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuvas para os reservatórios das hidrelétricas, além da elevação do preço no mercado de energia para o mês de outubro.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras verde, amarela e vermelha (com dois patamares) indicam o custo da energia com base nas condições de geração. Quando a bandeira está verde, não há custo adicional; já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento no valor da energia.

A sequência de bandeiras verdes, que se iniciou em abril de 2022, foi interrompida em julho de 2024 com a bandeira amarela. Desde então, houve a retomada da bandeira verde em agosto, seguida da bandeira vermelha patamar 1 em setembro.

A Aneel afirmou que as bandeiras tarifárias permitem ao consumidor ajustar o uso de energia elétrica conforme a cor vigente. “Ao saber que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, afirmou a agência, ressaltando o papel ativo dos consumidores no controle do próprio gasto energético.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.