O Instituto Cândida Vargas (ICV), que integra a rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, recebeu, esta semana, o Certificado de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente, entregue pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB). O reconhecimento se refere à participação do ICV na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em serviços com UTI no ano de 2023.
Esse certificado destaca os esforços contínuos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em resgatar indicadores e títulos, especialmente no que diz respeito ao cuidado com o binômio mãe/bebê. Para o diretor administrativo do ICV, Marcelo Melo, o reconhecimento é fruto de investimentos estratégicos na maternidade.
“Os investimentos que temos realizado na maternidade, a implantação da farmácia clínica, a diminuição de infecção hospitalar e a linha de cuidados com o binômio mãe/bebê por parte dos nossos colaboradores têm aumentado os indicadores, e esse reconhecimento mostra a eficiência do serviço em favor de quem precisa”, afirmou o diretor.
“A segurança do paciente é uma ação prioritária em nossa maternidade, pois envolve o cuidado qualificado à gestante e ao neonato, além de potencializar o aprendizado de nossos residentes no compromisso de notificação para a resolução dos problemas em tempo oportuno”, disse a diretora técnica do ICV, Juliana Soares.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, por sua vez, destacou o trabalho em equipe como essencial para esse sucesso. “Mais uma vez, este certificado de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente é um reconhecimento ao esforço coletivo de toda a equipe do Instituto Cândida Vargas. A segurança do paciente é uma prioridade em nossa instituição e esse resultado só é possível graças ao comprometimento diário de cada profissional, à integração entre os setores e ao apoio da gestão. Continuaremos avançando e buscando sempre a excelência no atendimento, garantindo um ambiente seguro para todos os nossos pacientes”, disse.
O Certificado de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente, concedido pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), é um reconhecimento de grande relevância no âmbito da saúde pública. Ele destaca o desempenho de instituições que seguem rigorosamente os protocolos de segurança no atendimento, especialmente em serviços com Unidades de Terapia Intensiva (UTI).