Os bancários de todo o Brasil podem entrar em greve a partir da próxima terça-feira (27), segundo Paulo César, presidente de finanças do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Durante uma entrevista concedida nesta sexta-feira (23), Paulo César afirmou que as negociações salariais com os bancos não avançaram, o que está levando a categoria a considerar a paralisação.
De acordo com o representante do sindicato, os bancários estão reivindicando o reajuste salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais um acréscimo de 5%, mas a proposta apresentada até o momento pelos bancos é de apenas 0,83%, abaixo da inflação. “O sindicato está totalmente preparado e mobilizado. Estamos pedindo a reposição salarial, que nada mais é do que a inflação, mais 5%. No entanto, eles ofereceram apenas 0,83%, o que não cobre nem a inflação”, explicou Paulo César.
Caso as negociações não avancem, Paulo César alertou que todas as agências bancárias do país poderão estar fechadas a partir de terça-feira. “Os bancários estão em indicativo de greve, e se não houver avanço nas negociações, a partir de terça-feira todas as agências bancárias do Brasil estarão fechadas”, declarou o presidente de finanças do sindicato.