Estudantes e professores do brejo paraibano se destacam na implantação de hortas orgânicas em Escolas

Estudantes e professores das escolas do Brejo paraibano estão se destacando na implantação de hortas orgânicas, aproveitando espaços não utilizados para a produção de hortaliças, vegetais e raízes que estão sendo incluídos na merenda escolar. A Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Alfredo Pessoa de Lima, em Solânea, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anésio Deodônio Moreno, em Arara, são exemplos de instituições que estão transformando a alimentação dos estudantes com o cultivo de alimentos frescos e saudáveis.

Na Ecit Alfredo Pessoa de Lima, os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia, orientados pelos professores Aécio Melo de Lima e André Carlos Silva, desenvolvem o projeto de horta orgânica nas aulas práticas da disciplina de Sistema Agroecológico de Produção Vegetal. Além de plantar alface, couve, coentro, rabanete, batata doce e macaxeira, o projeto inclui a criação de abelhas sem ferrão e a produção de tilápias em tanques. Segundo o professor Aécio Lima, o projeto tem sido bem-sucedido não só na produção de alimentos, mas também como uma rica experiência educativa e modelo de agricultura sustentável.

Na EEEFM e EJA Anésio Deodônio Moreno, o professor Renato Rodrigues coordena o projeto de horta através da disciplina eletiva Agricultura Orgânica, com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Eles cultivam cebolinha, tomate, coentro, couve-folha e alface, que são utilizados exclusivamente na merenda escolar. O projeto tem contribuído significativamente para a conscientização ambiental e comunitária dos alunos e da comunidade escolar, enfatizando a importância da agricultura familiar.

Essas iniciativas estão transformando o ambiente escolar, promovendo a sustentabilidade e enriquecendo a merenda com alimentos cultivados pelos próprios alunos.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.