Instituto Cândida Vargas inicia Semana de Aleitamento Materno com diversas atividades 

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, realiza, a partir desta quinta-feira (1°), a Semana Municipal de Aleitamento Materno. A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e fornecer apoio às mães em todas as circunstâncias.

O evento deste ano tem como tema “Amamentação: apoie em todas as situações”. A programação inclui cursos, rodas de conversas, stands nos alojamentos, entre outras atividades, todas voltadas para promover a saúde de mães e bebês.

Malu Tavares, coordenadora do Banco de Leite do ICV, enfatiza a importância do evento. “A amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês. Durante a Semana Municipal de Aleitamento Materno, buscamos oferecer informações e suporte para que todas as mães se sintam apoiadas e confiantes em sua capacidade de amamentar, independentemente das dificuldades que possam enfrentar”, disse.

Para doar – A Semana Municipal de Aleitamento Materno visa também o incentivo a doação de leite humano. As interessadas em doar leite materno devem ligar no 3213-7583 ou falar pelo WhatsApp (83) 99647-7511 para fazer o cadastro e/ou agendamento.

O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.

Ainda segundo a coordenadora do Banco de Leite, atualmente o estoque de leite está baixo. “Como a demanda e rotatividade da maternidade é grande, sempre estão prospectando novas doadoras a fim de manter ao menos um mínimo de oferta de leite de qualidade para os recém-nascidos internos na Maternidade Cândida Vargas. O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Ele contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Como o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima”, disse.

As rodas de conversas serão realizadas diariamente, bem como as visitas dos alojamentos pelos profissionais da enfermagem.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo presidente da República, a lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

Programação

01 de agosto – Quinta-feira
– 7h: Abertura do Agosto Dourado “Amamentação: Apoie em Todas as Situações” – Mídias
– 9h: Stands no Alojamento 3 (Tira-dúvidas, distribuição de panfletos e material educativo)

06 de agosto – Terça-feira
– 9h: Abordagem na Casa Mãe-Bebê sobre Leite Humano Ordenado (LHO) e retirada das dietas com a nutricionista Ingra Margareth

07 de agosto – Quarta-feira
– 13h: Curso 3° Passo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para setores e ambulatório

12 de agosto – Segunda-feira
– Dia do Ordenhaço (Captar doadoras e blitz no posto de coleta)

16 de agosto – Sexta-feira
– Blitz na admissão para palestra de amamentação com as puérperas

20 de agosto – Terça-feira
– Encontro dos gestores e avaliadores Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)

21 de agosto – Quarta-feira
– Roda de conversa na Canguru com a enfermeira Inês e a nutricionista Amália

28 de agosto – Quarta-feira
– Encerramento com a equipe do Banco de Leite 

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.