A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa anuncia o início da terceira e derradeira etapa dos serviços de recuperação estrutural da ponte ferroviária sobre o rio Sanhauá. A partir desta segunda-feira (08), os trabalhos demandarão a interdição temporária do tráfego ferroviário na região, com previsão de duração de pelo menos 14 dias.
Para mitigar o impacto sobre os usuários, a CBTU implementará um sistema alternativo de transporte. Durante o período de interdição, viagens ferroviárias serão direcionadas entre Cabedelo e Alto do Mateus, e entre Bayeux e Santa Rita. Além disso, ônibus serão disponibilizados partindo da Estação Ilha do Bispo com destino a Bayeux e vice-versa, em horários preestabelecidos, garantindo a conclusão da viagem por apenas R$ 2,50.
Paulo Barreto, superintendente da CBTU João Pessoa, enfatiza o compromisso da empresa em manter a operacionalidade do serviço de trem urbano, minimizando os transtornos para os passageiros. “Com a realização das obras, nossos usuários não serão prejudicados, pois as principais viagens regulares serão mantidas”, afirma Barreto.
A grade horária entre as estações de Cabedelo e Alto do Mateus será preservada quase integralmente, com apenas alguns horários suprimidos para as estações da Ilha do Bispo e Alto do Mateus, de segunda a sexta-feira, e em todas as viagens aos sábados.
O projeto estrutural, previamente elaborado, exige a suspensão temporária da circulação de trens sobre a ponte, por questões de segurança e tempo necessário para a cura do concreto. Pedro Augusto Farias, coordenador de Acompanhamento e Obras, ressalta a importância da recuperação da ponte para garantir um transporte ferroviário seguro e contribuir para a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável.
Os horários dos ônibus expressos e das viagens de VLT estarão disponíveis nas estações, no aplicativo Meu Trem JP, nas redes sociais e no site da CBTU. Durante o período de obras, os passageiros dos trens urbanos receberão um bilhete que dará acesso ao ônibus e à segunda viagem de VLT, sendo obrigatório para embarcar no ônibus. O trajeto dos ônibus será direto das estações de saída até o local de embarque, sem paradas intermediárias para embarque ou desembarque de passageiros.