O maior terremoto de Taiwan em pelo menos 25 anos matou nove pessoas nesta quarta-feira (3), ferindo mais de 800, enquanto 50 desapareceram a caminho de um parque nacional, afirmaram autoridades. A televisão transmitiu imagens de edifícios inclinados em ângulos precários no montanhoso e escassamente povoado condado de Hualien, perto do epicentro do terremoto de magnitude 7,2.
“Era muito forte. Parecia que a casa ia cair”, disse Chang Yu-lin, de 60 anos, um trabalhador de um hospital em Taipé, capital. Uma mulher que administra uma pousada na cidade de Hualien disse que se esforçou para acalmar seus convidados que estavam assustados com o terremoto. “Este é o maior terremoto que já enfrentei”, disse a mulher, que pediu para ser identificada apenas por seu nome de família, Chan.
O terremoto atingiu uma profundidade de 15,5 km (9,6 milhas), assim como as pessoas estavam indo para o trabalho e a escola, desencadeando um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas, que mais tarde foi retirado.
O vídeo mostrou os socorristas usando escadas para ajudar as pessoas presas fora das janelas, enquanto em outros lugares houve deslizamentos de terra, enquanto fortes tremores em Taipé forçaram o sistema de metrô a fechar brevemente, embora a maioria das linhas tenha retomado o serviço.
Autoridades disseram que estavam retirando lentamente alguns dos que estavam presos em túneis perto da cidade de Hualien, incluindo dois alemães.
Mas eles perderam contato com 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus indo para um hotel em um parque nacional, Taroko Gorge, disseram eles, sem dar detalhes.