Instituto Cândida Vargas celebra conclusão do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia 

O Instituto Cândida Vargas (ICV), integrante da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, celebrou na noite desta terça-feira (24) a cerimônia de conclusão do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. O evento, realizado no Intermares Hall, marcou a formação de quatro médicas especialistas que agora carregam o título de especialistas em suas áreas.

Amanda Santos do Nascimento Ferreira, Ana Paula Pinto Guimarães, Sarah Maria Aires de Machado e Viviane Maria Bezerra Cavalcante Lins foram as residentes que colaram grau em uma pós-graduação latu sensu, destacando-se pela dedicação e excelência ao longo do programa.

Para Sarah Maria, que fez parte do programa de pós-graduação, o momento vivido é memorável. “O dia em que nos tornamos Ginecologistas e Obstetras. Palavras não são suficientes para expressar a nossa felicidade. Tenho muito a agradecer por esses três anos de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Cândida Vargas. Entramos no programa em meio ao segundo ano da pandemia do Covid-19, não tínhamos ideia do que nos esperava”, disse.

Ainda segundo Sarah, a maternidade como um todo, acolheu a residência e aos poucos foram ocupando os lugares que sempre foi sonhado. “Cada preceptor que tivemos deixou um pouco de si na nossa formação. A Candinha, como carinhosamente apelidamos, foi nossa segunda casa, seremos eternamente gratos por cada aprendizado e memória que ela nos deixou. Esperamos retribuir, agora como médicas Ginecologistas e Obstetras, para o crescimento dessa maternidade que nos viu nascer como profissional”, finalizou.

Além da celebração das conquistas individuais, a cerimônia também marcou a progressão dos demais residentes e deu as boas-vindas aos novos ingressantes no programa. Também foram acolhidas as residentes do programa em Neonatologia do ICV.

A coordenadora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do ICV, Tatiana Viana Fragoso, expressou sua satisfação e orgulho pela formação da segunda turma, destacando-a como uma grande vitória e um marco para a maternidade. Ela ressaltou que o programa, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo MEC, oferece bolsas de incentivo federal e proporciona aos residentes um aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para um atendimento integral às pacientes.

“Durante os três anos de duração do programa, os residentes aprimoram seus aprendizados visando a melhoria na assistência às mulheres em todas as fases de suas vidas, desde o cuidado ginecológico até o acompanhamento obstétrico, incluindo o processo de gestação, parto e pós-parto. Esta iniciativa contribui significativamente para a melhoria da assistência médica não apenas no município de João Pessoa, mas em todo o País”, disse a coordenadora.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.