Já imaginou ter uma fachada1 durável, sem precisar gastar com manutenção de pintura todo ano? E que tal uma área molhada (cozinha, área de serviço ou lazer, banheiro) com um piso permeável, onde a água que cai penetra, evitando empoçamento?
Diante dos desafios que enfrentamos atualmente, torna-se evidente que estamos pagando um preço muito alto por não saber explorar a natureza sem destruí-la. No entanto, podemos mudar nossas atitudes utilizando o que de melhor a natureza nos oferece de forma acertiva. Quer saber como?
Uma maneira eficaz é utilizando um recurso abundante na natureza – as PEDRAS. Isso mesmo, PEDRAS.
Usar o revestimento de PEDRA em nossa casa ou em ambientes profissionais faz com que o nosso projeto se torne único, refinado e muito elegante.
Existem vários tipos, tamanhos e beleza natural de pedras, e o melhor é que são gratuitas. Tenho certeza de que no local onde você mora existe uma diversidade de pedras, grandes ou pequenas, escuras ou claras, não é? Então, é hora de aproveitar essa riqueza natural e usá-la a seu favor, como sua aliada na construção ou reforma da casa dos seus sonhos.
Afinal o que são pedras naturais?
Materiais provenientes da natureza, as pedras naturais são formadas ao longo de milhões de anos por processos geológicos. Elas possuem uma ampla variedade de cores, texturas e características únicas, por isso são tão valorizadas na arquitetura tradicional e moderna.
Onde as pedras são usadas num projeto arquitetônico?
Algumas das formas mais comuns de uso tradicional de pedras naturais na arquitetura incluem:
1. Revestimentos de Fachadas
2. Pisos
3. Elementos Estruturais
4. Elementos de Paisagismo
Que tipos de pedras são usadas:
No que diz respeito aos revestimentos de fachadas, geralmente utilizamos pedras naturais, como mármore, granito, calcário, seixos e ardósia, para revestir fachadas de edifícios, proporcionando uma aparência elegante e duradoura.
Quando falamos de pisos e pavimentação, é comum usar pedras como granito, basalto, seixos e arenito, devido à sua resistência ao desgaste e à abrasão. Além disso, em elementos estruturais, podemos observar sua presença em contenção de terra em terrenos em aclive ou declive.
No paisagismo, é frequente encontrar pedras naturais em projetos para criar muros de contenção, caminhos de jardim, fontes e outros elementos decorativos.
Além disso, é importante ressaltar que esses materiais têm uma pegada ambiental relativamente baixa, uma vez que são extraídos da natureza de forma sustentável e duram por muitos anos sem perder sua integridade ou beleza. Portanto, diante das diversas opções disponíveis, quero saber: quais pedras naturais você usaria em sua casa?
- Imagem da capa adaptado de vivadecora.com ↩︎