Primeira morte por dengue em 2024 é registrada na Paraíba

A Paraíba registrou, na manhã desta quinta-feira (15), o primeiro caso de morte por dengue no ano de 2024. A fatalidade ocorreu no município de Camalaú. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, um outro caso de óbito que estava em análise foi descartado em Santa Rita.

A vítima, uma jovem de 24 anos, diagnosticada com obesidade, teve o diagnóstico para a doença confirmado no dia 25 de janeiro. Ela apresentou sintomas característicos, como febre, manchas avermelhadas na pele e queda no número de plaquetas, acompanhados de dor abdominal intensa.

Além disso, o estado também está investigando um possível caso de morte por Chikungunya, envolvendo um homem de 57 anos no município de Sapé.

Paralelamente a esses eventos trágicos, a Paraíba inicia hoje a distribuição das vacinas contra dengue (Qdenga), recebidas na última segunda-feira (12). As 37.040 doses serão destinadas aos 14 municípios que compõem a 1ª Região de Saúde do estado. O público-alvo para a vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que registra alto número de hospitalizações por dengue.

O esquema de vacinação consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Núcleo de Imunizações da SES realizará um alinhamento técnico para a operacionalização da vacinação com os coordenadores de imunização e operadores de sistema de informação dos municípios contemplados.

As vacinas serão distribuídas para João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.