O que é um imóvel geminado?
Um imóvel ou casa geminada é um tipo de habitação construída em um único terreno, geralmente compartilhando uma parede em comum. Muito provavelmente você já tenha visto algumas pelo caminho, ou, quem sabe, até mora em uma delas.
A palavra “geminada” está intrinsecamente ligada à ideia de gêmeos, indicando algo que está duplicado, lado a lado, sendo idêntico ao outro, com apenas uma parede divisória separando as duas unidades. Essa parede divisória geralmente fornece suporte estrutural para ambas as casas.
Optar pela construção de um imóvel geminado é uma estratégia para otimizar o espaço disponível, maximizando a utilização do lote e reduzindo os custos de construção. No entanto, essas vantagens trazem consigo desafios que podem inicialmente passar despercebidos.
Questões como privacidade e compartilhamento de ruídos entre vizinhos precisam ser cuidadosamente consideradas para garantir uma boa qualidade de vida para os moradores.
É feita a planta arquitetônica de casa geminada?
Sim, é imprescindível que todo imóvel seja concebido com um projeto elaborado, pois é por meio desse projeto que se definem as necessidades do morador, levando em conta seu estilo de vida e características pessoais.
A ausência de um projeto adequado para esse tipo de imóvel aumenta consideravelmente as chances de surgirem problemas futuros, em detrimento das diversas desvantagens que tal construção pode apresentar.
Quando vale a pena investir nesse tipo de imóvel?
Investir em uma casa geminada pode apresentar diversas vantagens, como a divisão dos custos de construção, porém, quando se trata de compartilhar algo, é necessário ter alguns cuidados.
A construção de casas geminadas geralmente resulta em custos de construção mais baixos por unidade em comparação com a construção de casas individuais. Isso ocorre porque algumas despesas, como fundações, paredes divisórias e infraestrutura básica, são compartilhadas entre as unidades. No entanto, é crucial destacar algumas desvantagens que devem ser ponderadas na tomada de decisão.
Desafios sociais
A convivência com os moradores da casa ao lado se torna inevitável. Se, por um lado, esse envolvimento pode se transformar em uma rede de apoio e uma medida de segurança, por outro lado, a falta de privacidade e a quantidade de ruído podem tornar a relação de vizinhança muito incômoda.
Desafios ambientais
Como as paredes da casa geminada ficam coladas, é bastante comum que a falta de sol e ventilação em determinadas partes da casa provoque desconforto térmico e problemas com infiltrações, além de sombreamento onde deveria haver claridade.
Além disso, alguns imóveis geminados compartilham da mesma área em comum, como jardim, varanda e área de lazer, o que torna necessário estabelecer regras de convivência. No entanto, nem sempre essas regras são eficazes, o que pode resultar em conflitos entre vizinhos.
Desafios estrutural
Devido à proximidade física e às características compartilhadas, alguns desafios são inerentes nesse tipo de construção, como:
1. movimentação do solo ocasionando rachaduras, e assentamento desiguais nas fundações.
2. infiltração de água, problema muito comum devido a possibilidade de vazamento na tubulação provocando aparecimento de mofo e bolor nas paredes.
3. alteração na estrutura, qualquer alteração realizada na estrutura de um imóvel geminado poderá afetar a estabilidade e integridade na estrutura vizinha.
Considere isto antes de construir seu imóvel geminado
Para enfrentar esses desafios, é crucial que os proprietários estejam cientes das possíveis questões e adotem medidas preventivas adequadas para garantir a durabilidade, segurança e conforto das unidades ao longo do tempo.
E você, já enfrentou ou está enfrentando algum desses desafios? Quais medidas precisou adotar para minimizá-los?