Nesta segunda-feira (5), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) emitiu uma advertência, citando o Artigo 48 do Código de Ética Médica, que proíbe médicos de assumirem empregos, cargos ou funções para substituir colegas demitidos ou afastados em represália à defesa legítima de sua categoria ou à aplicação do referido código.
A medida vem à tona em meio a um movimento de defesa liderado pela classe médica do município de Bayeux. Em uma assembleia geral realizada em 31 de janeiro, os profissionais de saúde destacaram uma série de problemas enfrentados, incluindo a precariedade das condições de trabalho, atrasos recorrentes nos pagamentos de salários, férias e décimo terceiro, além de relatos de assédio moral e demissões injustificadas.
Em resposta a essas adversidades, a categoria médica uniu forças e deflagrou um movimento em prol da defesa e dignidade da profissão, buscando soluções para os desafios enfrentados no exercício da medicina em Bayeux. O CRM-PB reforçou seu apoio à causa, instando os médicos a observarem os princípios éticos e a se manterem firmes na luta por condições de trabalho justas e respeito à profissão.