Na próxima quinta (25), um ato no gramado em frente ao Congresso Nacional fará memória às 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, exatos cinco anos atrás. O ato está marcado para 7:30.
O ato é uma iniciativa do deputado federal Pedro Aihara, bombeiro que atuou nos resgates após o rompimento da barragem e como porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Cada cruz terá o nome de uma vítima. Após cinco anos, ninguém foi responsabilizado pelas mortes e nenhum dos 16 réus apontados pelo Ministério Público de Minas Gerais foi a julgamento. Ainda há três pessoas desaparecidas.
O ato visa chamar a atenção para a necessidade contínua de responsabilização, justiça e aprimoramento das políticas de segurança nas atividades de mineração que impactam diretamente a vida e o bem-estar da população.
“Este é um momento de reflexão e solidariedade. Não podemos esquecer as vidas perdidas em Brumadinho e devemos continuar lutando para que os responsáveis respondam pelo ocorrido e reforçar a segurança para que tragédias como essa não se repitam no futuro”, afirma Aihara.
O deputado é relator temático de Brumadinho na Comissão Externa de Rompimentos de Barragens e Recaptuação e Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção de Desastres na Câmara dos Deputados.
Douglas Silveira