Nesta quarta-feira (24), a Secretária da Mulher de João Pessoa, Nena Martins, liderou uma reunião no Instituto Cândida Vargas, visando erradicar casos de violência contra mulheres e importunação, especialmente durante o período de carnaval. A cidade vem promovendo a campanha “Não é Não” desde 2021, sob a gestão do prefeito Cícero Lucena, empenhada na conscientização e prevenção contra assédio.
Nena ressaltou que, mesmo não sendo uma campanha nacional, iniciou-se em João Pessoa durante o carnaval de 2021, tornando-se permanente. “Durante eventos como o carnaval, a intensificação da campanha busca conscientizar e combater assédio e importunação. A parceria com o Instituto Cândida Vargas destaca o compromisso com o atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, especialmente aquelas sedadas durante festividades”, disse a secretária da mulher.
O objetivo desta reunião é mobilizar o apoio das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e Tribunal de Justiça, para fortalecer ainda mais o trabalho essencial já realizado.
Ao compartilhar números de melhorias obtidos pelo Instituto Cândida Vargas e pela Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria busca sensibilizar as autoridades sobre a importância de agir contra a violência, aspirando a uma redução significativa nos casos durante este ano. “A união de todas as forças de segurança representa um passo decisivo para zerar a incidência de violência contra as mulheres em todos os sentidos, durante o carnaval e além”, finalizou.