O termo biofilia vêm do grego antigo e significa amor à vida e à natureza. A psicologia destaca que há uma conexão inata do ser humano com a natureza, porém com o avanço da modernidade e urbanização fomos quase que obrigados a nos afastar dela, no entanto, está na nossa essência a necessidade dessa conexão.
O design biofílico aborda a implantação de elementos da natureza no ambiente onde moramos e trabalhamos, com o propósito de proporcionar um ambiente mais saudável e ergonomicamente eficiente.1
De que forma isso é possível?
Ambiente de trabalho – Homeoffice
Ambientes biofílicos produz redução de estresse e melhoria da saúde mental e aumento da produtividade, isso ocorre porque a natureza tem uma capacidade de induzir a um estado de relaxamento.
Tenho certeza que você já foi em um parque ou casa com jardim e teve essa sensação.
Além disso, o contato com a natureza pode estimular a
- a regulação do sono
- o pensamento inovador
- a criatividade
Como inserir o design biofílico no seu cotidiano?
Aqui entra a arquitetura e o conceito da biofilia para te ajudar a criar um ambiente que provoque toda essas maravilhosas sensações.
Jardim vertical, jardim de inverno2, telhado verde, pergolado de madeira são exemplos de como a natureza pode ser inserida no ambiente, e não somente em área residencial, mas também em espaços comerciais, educacionais e hospitais.
Jardim de inverno e/ou vertical
Com tantos benefícios assim, não há motivos para recusar a integração da Natureza à sua vida cotidiana não é mesmo?