O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou uma decisão que reverbera em diversos pontos estratégicos na Paraíba, ao vetar propostas de obras em rodovias federais e estaduais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (LDO-2024).
Os trechos impactados incluem localidades cruciais como Campina Grande, Cajazeiras e Patos, onde as intervenções eram aguardadas para melhorar a infraestrutura viária.
Entre as alterações vetadas por Lula na LDO, destaca-se a proposta de adequação no trecho rodoviário que conecta o entroncamento da BR-104, em Campina Grande, ao entroncamento da PB-393, em Cajazeiras, além da BR-230. Também ficaram de fora do planejamento obras de adequação no trecho que envolve o entroncamento das BRs 104 e 408, junto à PB-095, em Campina Grande, e no entroncamento da BR-110/361, em Patos. A BR-230 também foi alvo de veto para obras nas mesmas localidades.
Vale ressaltar que essas propostas foram inseridas na LDO por meio de emendas parlamentares, tornando o veto uma decisão que promete gerar debates e questionamentos sobre os rumos das melhorias na infraestrutura viária paraibana em 2024.