Crise hídrica: Governo Federal declara emergência em 11 municípios paraibanos

Em resposta à crítica escassez hídrica que assola parte da Paraíba, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Governo Federal, oficializou, nesta terça-feira, a situação de emergência em 11 municípios do estado. O anúncio foi publicado na edição do Diário Oficial da União.

A estiagem afeta diretamente localidades como Diamante, Livramento, Cuité, Areial, Salgado de São Félix, Poço Dantas, Cacimba de Areia, Seridó, São José dos Cordeiros, Junco do Seridó e São José de Princesa, que agora enfrentam os desafios impostos pela escassez de água.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, abre-se a possibilidade para que esses municípios solicitem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR). Esses recursos destinam-se a ações de defesa civil, abrangendo desde assistência humanitária até o restabelecimento de serviços essenciais, bem como a reconstrução de infraestruturas e moradias afetadas pelo desastre.

A medida ressalta a importância de uma resposta eficaz diante da crise hídrica, visando mitigar seus impactos e garantir apoio adequado às comunidades afetadas. As autoridades locais e estaduais agora buscam agilidade na implementação de medidas emergenciais para enfrentar os desafios decorrentes da estiagem, enquanto a população aguarda com expectativa o suporte federal para superar essa difícil conjuntura.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico

Rômulo Teodorico, jornalista formado pela UFPB, traz experiência desde a assessoria institucional até a criação do portal Paraíba Atualiza. Conectado à espiritualidade, encontra inspiração na palavra de Deus. Sua rotina se entrelaça com uma xícara de café e as páginas de livros que ampliam seus horizontes.